Devedores do Dízimo, 1831
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Devedores do Dízimo, 1831
29.067 registos
Esta colecção regista a principal evidência de que sobrevive sobre as pessoas envolvidas na infame Guerra do Dízimo. Todas as famílias agrícolas foram obrigadas por lei a pagar um dízimo anual (ou imposto religioso) de 10% dos produtos que eles produziram. Todos os proprietários de terras tinham de pagar este imposto para a igreja oficial do estado, a Igreja da Irlanda Anglicana (episcopal), independentemente de sua religião. Os agricultores católicos romanos também eram obrigados a pagar um dízimo dos seus próprios sacerdotes e, como consequência profundamente ressentidos por este imposto oficial.<br>Os nomes desses registos são de pessoas que se recusaram a pagar o dízimo, as quais foram registadas pelo clero da Igreja da Irlanda. As informações listadas nesses registos podem incluir: nome, endereço, ocupação, informações sobre a paróquia relevante que muitas vezes inclui os dados dos recenceamentos de 1831 e 1841 para comparações (número de casas registadas nos recenceamentos versus o número de faltosos do dízimo) e o texto do depoimento relevante do clero.<br><br>Em 1830 e 1831 a situação escalou tanto que muitas pessoas se recusaram a pagar esse dízimo. Ao longo dos anos seguintes, houve várias "batalhas" entre os agricultores, o clero e a polícia, resultando em muitas baixas, incluindo mortes. Esta é lembrada como a Guerra do Dízimo e as pessoas mais afectadas por este conflito são justamente os mais afectados pela emigração e pela fome na geração seguinte.<br>Este é um registo único dessas pessoas no momento em que as várias agendas foram compiladas, ou seja, em Junho, Julho e Agosto de 1832. Desde o recenceamento de 1831, foi quase completamente destruída em 1922, esta é uma fonte duplamente importante para estas áreas.<br><br><b>Antecedentes</b><br>Como o não-pagamento aumentou durante 1830 e 1831, muitos clérigos da Igreja da Irlanda se encontravam em condições financeiras graves. O Governo de Dublin estabeleceu o "Fundo de Ajuda ao Clero 1831", por estatuto, em 1832, para aliviar o seu sofrimento. Mas os clérigos só poderiam reivindicar as dívidas de 1831, com a condição de que eles seguiriam um processo prescrito. Uma consequência desta lei foi que o Governo, em seguida, teve o trabalho de cobrança dos atrasados ​​nos dízimos em cada paróquia, em vez dos clérigos.<br><br><b>Processo</b><br>Se o clérigo quisessem procurar assistência nos termos da Lei, eles teriam de: - assinar uma Declaração que estabelecia os métodos que eles tinham empregues na tentativa de recuperar o atraso de dízimo para 1831 - Acompanhar o depoimento com um plano 'anexo', expondo os nomes, descrições e lugares de residência das pessoas, ocupantes de terra" dentro de sua Paróquia ou dos Representantes, dentre eles, estavam os mortos". Este calendário também teve de referir a quantia do dízimo que era devido por cada dizimista e quanto cada dizimista tinha em atraso. Os depoimentos e os horários tiveram então a ser enviados para o Castelo de Dublin para uma decisão sobre se o alívio seria concedido ou não, nos termos da lei que criou o Fundo de Ajuda ao Clero.<br><br><b>Os Depoimentos</b><br>Estes são a parte mais colorida dos registos e consistentemente transmitiam a resistência unida ao pagamento de dízimos. Estas conspirações ou recusas colectivas eram chamadas de "combinações", muitas vezes organizadas com o pretexto de partidas de arremesso (daí o termo "Arremessadores"). A maioria dos depoimentos lidavam com a resistência violenta ao pagamento de dízimos. Os depoimentos faziam uma constante referência ao "caso Carrickshock". Este incidente aterrorizou os clérigos da Igreja da Irlanda e pôs um fim às suas tentativas de recuperar o atraso de dízimos. Carrickshock é uma localidade perto de Hugginstown no Município de Kilkenny, na freguesia de Knocktopher. Na quarta-feira 14 de Dezembro, 1831, uma multidão de quinhentas pessoas seguiram um grupo de trinta e oito policiais sob o comando do chefe de polícia, Capitão Gibbons, e um servidor do processo, chamado Edmund Butler, a quem a polícia estava obviamente protegendo. A multidão queria que Butler fosse entregue a eles. O confronto, eventualmente, se tornou cruel. Uma chuva de pedras choveram sobre a polícia e Gibbons e quatorze de seus homens foram mortos. Assim também foram Butler e 25-30 população local.
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